Pesquisar

Navegação

 

 

 

O que é Baú dos 100 anos de Morro Agudo?

É um recipiente inviolável que objetiva acondicionar de maneira segura as mensagens e os objetos depositados por munícipes destinados aos munícipes do ano 2035.

Baú dos 100 anos de Morro Agudo será aberto no ano de 2035

Iniciativa criativa e inusitada: deixar mensagens para o futuro. Uma organização da prefeitura de Morro Agudo para o encerramento das comemorações dos 70 anos de emancipação político-administrativa do município.
Durante dez dias autoridades locais, representantes de entidades e população puderam deixar uma mensagem contendo os sonhos e desejos que gostariam de ver realizados nos próximos 30 anos.
Além dessas mensagens, fotos, moedas e uma série de objetos que traduzem a realidade contemporânea foram depositados no Baú dos 100 anos.
O Baú que ficará na Praça da Rotatória em Frente à Prefeitura guardará o tesouro do município e será aberto apenas no ano de 2035, ou seja, quando o Antigo Arraial do Chapéu completar 100 anos.
O desejo e esperança da administração 2005-2008 é que as autoridades políticas procurem atender, no decorrer deste tempo, os sonhos depositados no Baú pelos cidadão morro-agudenses.
A abertura do Baú dos 100 anos acontecerá no dia 6 de janeiro de 2035.

 

O que foi depositado no Baú dos 100 anos?

Mensagens escritas pelos cidadãos morroagudenses expressando seus sonhos, desejos e esperanças para o Município de Morro Agudo para o ano de 2035;
Mensagens escritas pelos cidadãos morroagudenses que tenham como destinatários seus familiares no ano de 2035;
Mensagens escritas das atuais autoridades municipais endereçadas às autoridades municipais que estarão em exercício no Município no ano de 2035
Documentos e objetos relativos ao Município de Morro Agudo;
Fotos;
Moedas;
Objetos que traduzem a realidade contemporânea do município e do país;
Lei Complementar Estadual que elevou Morro Agudo à categoria de Comarca;
Matérias e Recortes de jornais.

 

Base Legal do Baú dos 100 anos:

 

=DECRETO Nº 3.247, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2005=
“Regulamenta o encerramento das comemorações dos 70 anos de emancipação político-administrativa do Município de Morro Agudo e estabelece normas relativas às mensagens que estarão acondicionadas no ‘Baú dos 100 anos’”.

GILBERTO CÉSAR BARBETI, Prefeito Municipal de Morro Agudo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,

D  E  C  R  E  T  A:

ARTIGO 1º - O encerramento das comemorações dos 70 anos de emancipação político-administrativa do Município de Morro Agudo será realizado com a preparação do “Baú dos 100 anos”.
§1º - Por “Baú dos 100 anos” entende-se o recipiente inviolável destinado a acondicionar, de maneira segura, os objetos previstos nos incisos I a III do §2º deste artigo.
§2º - No Baú referido no caput deste artigo será acondicionado:
I - mensagens escritas das atuais autoridades municipais endereçadas às autoridades municipais que estarão em exercício no Município no ano de 2035;
II - mensagens escritas pelos cidadãos morroagudenses expressando seus sonhos, desejos e esperanças para o Município de Morro Agudo para o ano de 2035 e no verso, mensagens endereçadas a seus familiares. III - documentos e objetos relativos ao Município de Morro Agudo.
§3º - As mensagens previstas no inciso II serão escritas em impresso próprio que estará à disposição da população no período de 26 a 30 de dezembro de 2005 e de 02 a 06 de janeiro de 2006, nas dependências da Prefeitura Municipal, no horário das 08 às 17 horas.
§4º - As mensagens e objetos previstos neste artigo serão depositados de maneira adequada na Praça Emiliano Penha, localizada na confluência das Ruas José Jorge Junqueira com a Rua Gaspar Machado da Silveira, nas proximidades do marco comemorativo dos 70 anos de emancipação político-administrativa do Município.

ARTIGO 2º - A relação dos munícipes e autoridades que escreverem as mensagens previstas nos incisos I a II do §2º do artigo 1º, bem como dos demais objetos que estão acondicionados no “Baú dos 100 anos” serão relacionados em Decreto a ser expedido oportunamente.

ARTIGO 3º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação ficando revogadas as disposições em contrário.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO AGUDO, 20 DE DEZEMBRO DE 2005.

GILBERTO CÉSAR BARBETI
-Prefeito Municipal-

Registrado em livro próprio de nº 29, no verso da folha 63, em data supra.

CLEIRE DE SOUZA
Secretária Municipal de Administração e Planejamento

 

 

=LEI Nº 2.474, DE 07 DE JUNHO DE 2006=
“Estabelece normas para a proteção dos documentos acondicionados no ‘Baú dos 100 anos‘”.

GILBERTO CÉSAR BARBETI, Prefeito Municipal de Morro Agudo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, faz público que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte lei:
 

ARTIGO 1º - O encerramento das comemorações do 70º Aniversário de Emancipação Político-administrativa do Município de Morro Agudo foi realizado com a preparação do “Baú dos 100 anos”.
§1º – Por “Baú dos 100 anos” entende-se o recipiente inviolável destinado a acondicionar de maneira segura os objetos previstos nos incisos I a IV do §2º deste artigo.
§2º – No Baú referido no caput deste artigo foram acondicionadas:
I – mensagens escritas das atuais autoridades municipais endereçadas às autoridades municipais que estarão em exercício no Município no ano de 2035;
II – mensagens escritas pelos cidadãos morroagudenses expressando seus sonhos, desejos e esperanças para o Município de Morro Agudo para o ano de 2035; 
III – mensagens escritas pelos cidadãos morroagudenses que tenham como destinatários seus familiares no ano de 2035;
IV – documentos e objetos relativos ao Município de Morro Agudo.
§3º - As mensagens previstas no parágrafo anterior serão de domínio público a partir de noventa dias anteriores a 06 de janeiro de 2035.
§4º – A abertura do “Baú dos 100 anos” constará da programação oficial das comemorações do Centésimo Aniversário de Emancipação Político-administrativa do Município de Morro Agudo, a ser realizado em 06 de janeiro de 2035.
§5º – Os documentos mencionados nos incisos I a IV do §2º deste artigo, após a abertura do Baú, ficarão expostos em local apropriado e posteriormente serão encaminhados para o órgão responsável pela memória histórica do Município ou encaminhados para o Projeto Pró-Memória da Câmara Municipal, instituído pela Resolução nº 017/1995, de 21/11/1995.
§6º – As mensagens previstas no inciso III do §2º foram escritas em impresso próprio que estavam à disposição da população em dia, horário e local previamente definidos e amplamente divulgados.

ARTIGO 2º
– O Baú dos 100 anos está localizado nas seguintes coordenadas geográficas S 20°43, 872' e W 48° 03, 380'.

ARTIGO 3º – Fica o Município de Morro Agudo autorizado a adotar todas as medidas administrativas e legais necessárias para a consecução desta lei.
Parágrafo Único
– O Prefeito Municipal expedirá decreto contendo a relação de todos os cidadãos e autoridades que depositaram suas mensagens no “Baú dos 100 anos”.  

ARTIGO 4º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO AGUDO, 07 DE JUNHO DE 2006.

GILBERTO CÉSAR BARBETI
Prefeito Municipal

Registrada em livro próprio de nº 25, no verso da folha 31, em data supra.

CLEIRE DE SOUZA
Secretária Municipal de Administração e Planejamento