Serão cinco secretários a menos que o ano passado

A Câmara Municipal aprovou em sessão extraordinária na noite de segunda-feira (24) uma mudança na estrutura administrativa da Prefeitura de Morro Agudo. O projeto é de iniciativa do Poder Executivo e de acordo com o prefeito Gilberto Barbeti o ajuda a organizar sua equipe de governo que será bem menor que da antiga administração.

Dentre as alterações estão a divisão de setores, extinção de 3 cargos e criação de outros. Em 2013, o prefeito Amauri Benedetti havia criado 94 cargos para sua equipe, 38 deles foram extintos; agora a Câmara aprovou a criação de 19. “Estamos reorganizando um quadro menor que a administração passada, e mesmo assim nem todos os cargos serão ocupados”, disse Barbeti. Ele ressaltou ainda que cinco secretarias municipais não terão secretários. “Em muitos casos estamos até utilizando os funcionários da Prefeitura para serem chefes do setor. O momento é de diminuir custos; vamos trabalhar com equipe reduzida e competente”, afirmou.

São as secretarias de Esporte, Cultura, Segurança Pública, Agricultura e Assuntos Jurídicos que não terão secretários municipais, mas continuarão em funcionamento contando com equipe técnica e um responsável.

O projeto de lei foi aprovado por 7 votos dos vereadores, tendo um voto contrário de Wellington Rosa, que pediu para o projeto “ser encaminhado para as comissões”.

Na mesma sessão, a Câmara também aprovou outro projeto do prefeito Barbeti, o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) que vai oferecer um incentivo financeiro àqueles funcionários públicos que estão aptos a se aposentarem. De acordo com o prefeito 72 servidores se enquadram no programa, e essa é mais uma das razões da necessidade da reforma do quadro administrativo.